Devido ao sucesso do meu artigo anterior, sobre minha visão do cenário de Vampiro: A Máscara, resolvi escrever um pouco mais sobre o sistema. Dessa vez gostaria de abordar a caçada, o momento no qual o vampiro se torna um predador noturno e sai atrás de suas vítimas.
Existem duas situações nesse momento. A primeira é quando a caçada faz parte da aventura, é uma cena importante narrada pelo mestre que leva a história a algum ponto, ou mesmo quando o jogador gosta de interpretar esse momento, quando o vampiro usas suas habilidades sobrenaturais e vai em busca de alimento. A segunda é quando a caçada não tem importância para o desenvolvimento da aventura, ou o jogador, ou mesmo o mestre, não se entusiasmam tanto com esse momento em particular que é descrever toda uma cena sobre a caçada. Na primeira situação o mestre já tem planejado tudo e vai fazer a cena acontecer seguindo seus planos, mas na segunda situação existe um método que eu vi pela primeira vez no “The Storytellers Handbook” da primeira edição, no qual ao invés de interpretação da cena é adotado o método de rolamentos de dados e comparação com uma tabela de locais e a dificuldade de se encontrar uma vítima naquele local.
Neste método o jogador faz um rolamento de dados por cada hora na qual seu personagem está empenhado em obter uma vítima, onde cada sucesso representa uma quantidade de sangue que o vampiro obtém vitae, geralmente um ponto de sangue por sucesso. Esse método é muito útil quando os jogadores precisam se abastecer de sangue, mas não há tempo, ou não foi planejada, toda uma interpretação para se obter sangue para os vampiros.
Como os vampiros são diferentes não existe um único método, mas três métodos distintos de se obter vitae. São eles: o Método de Espreitar, o Método Don Juan, e o Método de Dominação. Vejamos cada método separadamente.
MÉTODO DE ESPREITAR Esse método envolve perseguir sua vítima, atacá-la quando estiver sozinha, e beber seu sangue. Este método é melhor usado em lugares desertos, como aquelas florestas que existem sempre em filmes em voltas das cidades, onde ninguém está por perto para atrapalhar sua caçada. Cada rolamento usando este método leva uma hora de procura por vítima, e deve ser usado Percepção + Manha. As dificuldades são:
ÁREA DIFICULDADE
Periferia/Guetos 5
Bairros Pobres 6
Clubes Noturnos 9
Centro da Cidade 6
Cais do Porto 6
Parques 6
Bairros Ricos 9
Lugares Ermos/Florestas 4
Fica a critério do mestre quais desses lugares estão próximos ou disponíveis no momento para que o vampiro tente caçar.